Intervenção Precoce (IP)

Intervenção precoce

O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), integra um conjunto organizado de serviços da responsabilidade dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social e da Educação dirigido a crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e tem como missão garantir a Intervenção Precoce na Infância.

A Intervenção Precoce na Infância (IPI) pode ser definida como um conjunto de medidas de apoio da área social, da educação e da saúde, para crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias, que são disponibilizadas para:

  • Melhorar as oportunidades de aprendizagem da criança;
  • Fortalecer as competências dos cuidadores;
  • Promover os recursos das famílias e da comunidade – De forma a potenciar e otimizar as oportunidades que o contexto oferece às crianças!

As ações desenvolvidas devem ser realizadas nos ambientes habituais das crianças (casa, creche, jardim de infância, outros), durante as rotinas e atividades diárias de forma a promover a participação da criança nas experiências de aprendizagem, partindo dos objetivos definidos pela família.

A FAMÍLIA

A FAMÍLIA é fundamental no desenvolvimento da criança porque: é quem melhor conhece a criança; é quem tem uma relação de afeto privilegiada, dando segurança à criança; é nas rotinas do dia-a-dia da família que existem mais oportunidades de estimulação e aprendizagem.

Toda a Família é unidade da intervenção, partindo da ideia de que, o que afeta um membro da família tem impacto em todos os restantes (McWilliam, 2010).

Profissionais e famílias trabalham em parceria e colaboração em todas as etapas da intervenção devendo a mesma desenvolver-se com base nos objetivos, prioridades, preocupações e necessidades identificadas pela família (em conjunto com a Equipa Local de Intervenção) – a intervenção é individualizada para cada família, com um plano desenhado à sua medida.

 

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” Provérbio Africano

OBJETIVOS

O objetivo da IPI deverá ser a utilização destes recursos da aldeia, aqui entendida como qualquer comunidade, e das experiências que ela providencia como uma forma de promover as competências da criança e da família.

Localmente o SNIPI tem entidades promotoras que possibilitam o trabalho das equipas locais de intervenção.

A Cercimor CRL é entidade promotora da Equipa Local de Intervenção Precoce de Montemor-o-Novo e da Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas.

A ELI-MN dá resposta a todo o conselho de Montemor-o-Novo e a ELI-VN a todo o Concelho de Vendas Novas, acompanhando em média um total de 150 crianças e suas famílias.

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