Política de Qualidade

Política de Qualidade

A Política da Qualidade, tem por objectivo principal firmar os compromissos da organização com a garantia da qualidade perante os seus clientes / significativos , colaboradores , parceiros , financiadores e outras partes interessadas. Para isso, assume:

  • Garantir a consolidação da Prestação de Serviços, numa prática de melhoria contínua;
  • Garantir a revisão do Sistema de Qualidade periodicamente;
  • Manter um sistema organizacional coordenado que assegure a credibilidade interna e externa;
  • Garantir a satisfação dos clientes, colaboradores e partes interessadas;
    Garantir a divulgação do desempenho organizacional ás partes interessadas.

No que diz respeito aos requisitos legais sobre Qualidade, a Cercimor divulgar toda a informação que assume sobre a Qualidade dos Serviços Prestados, nomeadamente o que diga respeito ao desempenho organizacional, a Direitos e a Obrigações dos Colaboradores e Direitos e Deveres dos Clientes, em tempo útil, em colaboração com o Gabinete de Informação e Comunicação da Organização.


Modelo

O Sistema da Qualidade da Cercimor baseia-se nos nove princípios da Qualidade do EQUASS, concebido e gerido pela EPR- European Platform for Rehabilitation. Este modelo, assentando na:

  • da Liderança;
    dos Direitos;
    da Ética;
    das Parcerias;
    da participação;
    da Orientação;
    da Abrangência;
    da Orientação para os resultados;
    da Melhoria contínua.

A Cercimor, assume assim, uma Politica da Qualidade baseada em cinco Princípios da Intervenção, transversais à Organização, tais como:

ABRANGÊNCIA DAS INTERVENÇÕES

As necessidades ao nível das pessoas com deficiência e desvantagem ou incapacidade e em risco psicossocial, são de natureza diversa e articulam-se em todas as situações de vida do indivíduo, desde que nasce até à sua integração pessoal e social na comunidade. Por consequência, requerem intervenções de natureza diversa e integrada, capazes de atender à complexidade dos problemas a resolver, através de uma abordagem conjunta e multidisciplinar. ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE

 

PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

A Cercimor propõe-se a promover objectivos que integrem o modelo de qualidade de vida dos indivíduos em risco, com deficiências, desvantagens ou incapacidades no que respeita ao seu desenvolvimento pessoal, relacional, de bem-estar físico, emocional, material, de inclusão social, emprego, cidadania e garantia de todos os direitos.

 

PARTICIPAÇÃO ACTIVA DOS CLIENTES E SIGNIFICATIVOS

A Cercimor promove a participação activa dos Clientes e Significativos como actores principais na implementação do seu plano de vida, através do diagnóstico e encaminhamento para respostas adequadas, e como elementos activos de informação, reconhecendo-lhes desta forma os seus direitos e a sua autonomia. Assim, assenta no princípio da participação, implicando que os contextos de decisão sejam adaptados às condições de exercício participativo dos Clientes e Significativos quer em termos de linguagem, quer de processos e tempo.

 

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E GÉNERO

A Cercimor defende uma perspectiva inclusiva nas abordagens com os Clientes e Significativos, negando quaisquer tipos de discriminação ao nível da igualdade de oportunidade e de género. Assume, assim, um compromisso de garantia do exercício dos direitos para com os Clientes, reforçando as suas estratégias para a consagração desses direitos na prática. Considera que são os próprios contextos de oportunidade na sociedade que integram os mecanismos de promoção de oportunidades de igualdade.

 

MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS INTERVENIENTES PARA UM TRABALHO EM REDE

A Cercimor considera imprescindível, para garantir a qualidade de vida dos seus Clientes e Significativos, a participação de todas as partes interessadas, estabelecendo-se parcerias que potenciem o trabalho em equipa entre os Colaboradores, sócios, financiadores, voluntários, organizações da comunidade, fornecedores e outros agentes intervenientes na acção.
No que diz respeito aos requisitos legais sobre Qualidade, a Cercimor divulgar toda a informação que assume sobre a Qualidade dos Serviços Prestados, nomeadamente o que diga respeito a Direitos e a Obrigações dos Colaboradores e Direitos e Deveres dos Clientes, em tempo útil, em colaboração com o Gabinete de Informação e Comunicação da Organização, através da fixação em Placard e dos endereços electrónicos dos Colaboradores, Cliente e Partes Interessadas.